Translate

quinta-feira, julho 19, 2012

Síntese Da Definição : O Que é Filosofia ?



O Que é Filosofia ?

Definir o que é filosofia não é uma tarefa tão simples. Filosofia do grego Φιλοσοφία, o termo foi pronunciado pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI A.C. O termo é formado por duas palavras gregas, Philo e Sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio. Filosofia, portanto equivale ao amor pelo conhecimento, ou amigo da sabedoria. Filosofia é o conhecimento que investiga a apreensão dos problemas fundamentais relacionados à existência, investiga o conhecimento, indaga o conceito de verdade, examina os valores morais e estéticos, e averigua à estrutura do pensamento e à linguagem. Entre as muitas ênfases da filosofia uma de suas principais se caracteriza no modo como expõe seus argumentos racionais. A filosofia não se conforma com o que vem proto de cima para baixo, daí sua posição critica com tudo que se arroga como definitivo. Distingue-se das pesquisas científicas pelo fato de que a filosofia não recorrer a procedimentos fundamentalmente empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros procedimentos a priori. O pensamento crítico-reflexivo e rigoroso é umas das tônicas da filosofia que não se isola das outras esferas do conhecimento, pelo contrário, lhe torna capaz de dialogar com as demais áreas do saber e com extensa abertura tanto para a compreensão da realidade sócio-histórico–cultural quanto para enfoques em questões especulativas, como a ética, política, demandas científicas e existenciais que abrangem o homem contemporâneo. O exercício da análise filosófica criteriosa e a crítica tem como finalidade, fundamentalmente, o desenvolvimento do ser humano em termos de: capacidade reflexiva, cidadania, valorização a vida, respeito aos princípios da democracia e aos direitos humanos, e sensibilidade para os desafios da vida de modo geral.

O Problema Da Filosofia

O problema constitucional da filosofia é o seguinte: a filosofia expõe princípios de verdade, que o senso comum não aceita. A Filosofia é, por conseguinte, perturbadora da paz e de estruturas do conhecimento fechadas em si. A filosofia é uma inconformada com tudo que vem pronto de cima para baixo. O Tempo inteiro é critica, até com ela mesma. A filosofia busca e trabalha os princípios fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Parte “tão somente” dos instrumentos da razão e das informações obtidas pelas nossas capacidades cognitivas.
Na experiência do que é fazer filosofia: estão enfrentamentos dos problemas existências, os avanços nas formações das teorias, o fundamentá-las cuidadosamente com argumentos sólidos e racionais, esclarecimentos de conceitos. Além de que no centro da atividade filosófica está a crítica. Não há outro lugar fora da filosofia, que seja "O lugar crítico da razão". Como disse Bertrand Russell.
É a filosofia a originadora do pensar critico analítico e inconformado com o óbvio.

E a verdade o que será?

Uma das características fundamentais do ser humano é a busca pela verdade. Contudo, é essa busca, que motiva a essência da Filosofia, que tem na investigação da verdade seu maior valor. A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações da própria verdade seguindo princípios do abrangente. Busca, mas não possui a definição e substância da verdade única. Para nós, a verdade não é estática e definitiva, explicada com arranjos de palavras. Contudo, é um movimento incessante, que transpõe o infinito.

Tarefa do Filósofo

Filósofo é o que “ama a sabedoria ou amigo que ama a sua amizade pela sabedoria” isso significa que ele não é dono do saber, nem senhor da verdade. Sua função é buscar a sabedoria, incluindo a verdade relacionando-se com elas e sente prazer no compartilhá-las com os outros. Entretanto, o filósofo está sempre aberto ao novo na busca do conhecimento. Nunca se fecha nas ligações dos conceitos. Gosto da definição de Mário Sérgio Cortella ao definir a ação do Filósofo:

“Ser filósofo é trabalhar na tentativa de ir além do óbvio. Trabalhar contra a idéia de que as coisas são aquilo que a aparência carrega. A filosofia é uma indagação. Ela lida com os “por quês” e não com os “comos””.

Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade existencial. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser. Quem se dedica à filosofia põe-se a procura da natureza das coisas e escuta o ser humano, observa o que ele pensa e faz. Ainda presta atenção ao funcionamento do conjunto existencial e sabe pronunciá-lo. O filósofo é um desejoso de partilhar com seus concidadãos, o destino comum da humanidade e a essência das coisas. Tem o prazer de ser questionado. Pois, para ele, quanto mais indagado for, mas pode oferecer conhecimentos pelo exercício de seus argumentos.
Em sua relação com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a si mesmo; isso mediante ao intercâmbio da investigação no uso da razão e com interação aos pensamentos de outros filósofos. Esse processo o torna mais consciente da verdade e do saber. Com seguridade o filósofo sabe argumentar seu ponto de vista, suscitando admiração ou não.
Pode ser tido como aquele que quer convencer todos de sua verdade, quando na realidade, ele faz suas ponderações e expõe seu pensar de um modo convicto e sem oscilações do pensamento pronunciado. Pois pelo uso da razão, ele sabe afirmar o que pensa...
O filósofo quer suscitar sempre uma nova concepção da realidade que o cerca. Não é essa a função do pensador? Expor pela articulação do pensamento o refletir a existência de um modo diferente? Ter novos horizontes, buscar novas expectativas de vida e compartilhar com outros suas idéias, essa é entre outras a tarefa do filósofo. Na ação do pensar está o desejo da compreensão das coisas; tanto das objetivas e subjetivas que estão diante de nós, e interpretá-las.
Não importa o resultado da investigação, o fundamental é exercer a capacidade do pensamento com ordenação lógica.
Existimos em um mundo abarrotado de pensamentos e de conceitos herdados por outros que são tidos em grande parte como legítimos e verdadeiros. Prosseguirmos repetindo o que nos foi ensinado sem questionar. Porém, os valores e as certezas se transformam de lugar para lugar, ou de uma ocasião histórica para outra situação também histórica. O prazer do filósofo é dissipar estas convicções e abrir novos horizontes pensando em torno de perspectivas novas e originais.

Ousadia da Filosofia

O valor da Filosofia é a sua atitude indagadora, critica, inconformada com o que é hermético. Não raro, se afirma que não faz sentido estudar filosofia, supondo que os filósofos permanecem em círculos restritos e fechados procurando um significado maior e racional para tudo e sem conseguir chegar à conclusão nenhuma. Entretanto, não é assim. Pois, filosofia sempre foi uma forma de pensar que incomoda estruturas de poder as quais se consideram irreversivelmente consolidadas, verdadeiras e absolutas que se debruçam em suas proprias ideologias e dogmas como inexauríveis e eternas. Filosofia não fecha questão ideológica, dogmática ; sua ação parte do uso da construção da liberdade pensante em cumprir a especulação racional, critica com abrangência no conhecimento infinito e progressivo.

Filosofia e Ciência


Mesmo antes de haver qualquer processo de conhecimento, seja em forma de ciência ou de alguma outra ordem cientifica, já havia a Filosofia. Nesse sentido, ela é a origem de toda ciência, no entanto não é ciência. Isto não subtrai dela suas principais características: Conceituação de idéias, raciocínio lógico, princípio cognitivo, capacidade analítica e crítica.
A filosofia se preocupa com os fundamentos, com os princípios, com a constituição do ser e existir; bem como a natureza das coisas. Já a ciência se ocupa com os objetos empíricos. A Filosofia não tem objetos determinados e qualquer tema pode ser objeto do exame e da reflexão filosófica. A Filosofia está em busca da verdade, mas não uma verdade que pode ser provada, como no caso da ciência, que observa, prova e demonstra a verdade proposta e quase absoluta. Como diz Bertrand Russell:
"Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sab
e."


Conclusão


Quando busca a verdade a Filosofia não está preocupada em encontrá-la, mas em argumentar e fundamentar essa busca, mesmo que a verdade não seja encontrada. Filosofia é um conhecimento com fundamentos e reflexões, mas que não tem objetos prontos e prévios e não tem a verdade última desses mesmos objetos. Ciência é um conhecimento que tem objetos prontos e prévios e os põe a prova para comprovar, através da experimentação a verdade do objeto em si. Então, filosofia é uma interminável busca do desenvolvimento do saber com o uso da razão. A sua busca pelo conhecimento nunca se encerra. Mas, sempre se renova com ações progressivas, que vão além, do tempo e do espaço com penetração no infinito do conhecimento. Por esta razão, o Filósofo é o que “ama a sabedoria ou amigo que ama a sua amizade pela sabedoria”. Copyright educação . Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário