Por onde começaremos a falar de filosofia? Começaremos a falar da filosofia pela palavra, pela linguagem.
Diógenes Laércio conta que Pitágoras teria inventado a palavra philosophia, ao dizer que não era um sophos, um sábio, mas um philosophos, um amigo ou amante da sabedoria.
Não é aquele que detém a verdade do saber, mas o amigo do saber, aquele que ama o saber e, por isso, busca-o.
A etimologia da palavra filosofia remete a uma atividade, não a um conteúdo cientifico .
Amar o saber é se abrir a ele é ir a busca dele.
A partir dessa primeira idéia sobre a filosofia, podemos pensar algumas características dessa disciplina que terão conseqüências para o ensino.
“Só sei que nada sei” atribuída a Sócrates. No livro Apologia de Sócrates, de autoria de Platão, encontramos uma explicação, dada pelo próprio Sócrates, sobre o sentido dessa frase.
Sócrates afirma que sua sabedoria consiste em não pensar saber o que não sabe mais do que em possuir alguma doutrina ou teoria que deva expor aos outros.
A filosofia para Sócrates não aparece como um saber já constituído, mas antes como uma relação com o saber.
Sócrates fez filosofia questionando o que era considerado e aceito como verdade e o saber na cidade.
A atitude de Sócrates foi enunciar questões sobre o que as pessoas que eram tidas como sábias diziam saber.
Esse estado de ignorância evidenciada era extremamente incômodo para muitos de seus concidadãos, o que levou vários dos interlocutores de Sócrates a nutrir ressentimento por ele. Contudo, esse era o saber propriamente humano.
Entre as características principais do conhecimento filosófico, estão a construção de conceitos, a argumentação e a problematização.
A filosofia talvez possa ser entendida como a descoberta de que educar é autoeducar-se...
...ou seja, a necessidade de educar-se por meio da razão – o espanto de perguntar-se o que é a natureza, o que é o ser.
Trata-se da educação que se faz no diálogo, na pergunta que abre a investigação, no caminho do argumento.
Veremos a filosofia também como uma aposta de que a vida pode ser mais bem vivida pela amizade que se dispõe ao diálogo filosófico, e não pela violência.
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