Translate

quinta-feira, julho 26, 2012

APRESENTO-LHES TEILHARD DE CHARDIN


Nosso texto não tem a proposta de ser uma biografia completa de TEILHARD DE CHARDIN.
Apenas , apresento uma síntese da vida e obras desse Enfático pensador. Muito mais dele pode ser encontrado em outras obras especificas.


Quem foi TEILHARD DE CHARDIN?

Pierre Teilhard de Chardin (1881- 1955) padre jesuíta francês, paleontólogo, biólogo, visionário e filósofo, que passou grande parte de sua vida tentando integrar a experiência religiosa com a ciência natural, mais especificamente a teologia cristã com as teorias da evolução. Mal interpretado pelos cientistas, quais depreciaram suas obras o acusado de associar misticismo com ciência e de uma linguagem antagônica à comunidade científica. Pela Igreja Católica, foi proibido de lecionar, celebrar atos sacerdotais e de publicar suas obras teológicas e submetido a exílio na China. Seu trabalho se concentrou no estudo dos estágios da evolução humana. Fez um otimista e esforço para conciliar as exigências da ciência e os preceitos da fé católica. Biogênese Cosmogênese e noogênese são os momentos chave da evolução, em que Teilhard de Chardin é uma espiritualização progressiva da matéria, em um movimento de retorno da criação de Deus, cujo carro-chefe é o homem. Voltando a Jesus Cristo uma dimensão cósmica, sem negar a graça ou o sobrenatural, aproximou-se posições Panenteístas, que lhe valeu a hostilidade manifesta do Vaticano, que em 1962, apelou a que os responsáveis pela educação religiosa para afastar os jovens de "trabalhos perigosos" de Teilhard de Chardin. Entre eles incluem O Fenômeno Humano, publicado postumamente em 1955 , considerado uma de suas principais obras . Neste esforço, ele tornou-se absolutamente encantado com as possibilidades para a humanidade, que ele via como título para uma convergência dos sistemas de emocionante, um "ponto Omega". Onde Teilhard sustentava a ideia de um Panenteísmo cósmico: a crença de que Deus e o Universo mantém uma criativa e dinâmica relação de progressiva evolução. Onde tal consciência para Teilhard nos levará a um novo estado de paz e de unidade planetária. Muito antes de a ecologia estava na moda, viu esta unidade que viu como sendo intrinsecamente baseada no espírito da Terra: como ele mesmo disse : "A Idade das Nações é passado. A tarefa diante de nós agora, se não perecer, é construir a Terra." Teilhard de Chardin faleceu dez anos antes de James Lovelock propôr a "hipótese de Gaia", que sugere que a Terra é realmente um ser vivo, um colossal sistema de super-biológica. Na essência da questão de Teilhard de Chardin está a posição filosófica, teológica e mística em respeito a evolução de todo o Universo, desde o caos primordial até o despertar da consciência humana sobre a Terra, segundo ele, essa evolução será acompanhada por uma Noogénese, a integração de todo o pensamento humano em uma única rede inteligente que acrescentará mais uma camada em volta da Terra: a Noosfera, que recobrirá todo o Biosfera Terrestre. Como escritor, a sua obra-prima é O Fenômeno Humano.
Teilhard de Chardin ainda sustentou o evolucionismo teleológico, a concepção materialista do darwinismo e do positivismo, se opôs a uma cosmologia que apesar da evolução, suporte e até mesmo estendendo-se para a realidade espiritual, rejeitou uma interpretação puramente mecanicista e materialista do cosmos. Assim também a fé expressa em relação à sua concepção do universo. Trancrevo abaixo parte de um trecho do Fenomêno Humano, onde TEILHARD Expõe suas convicções da Evolução cosmológica. "Eu acho que o universo é uma evolução. Acredito que a evolução vai para o Espírito. Eu acho que o Espírito é feito pessoal. Eu acho que é Cristo supremo Pessoal-Universal. O material original, como ele já contém em si a "consciência" como uma organização, pelo qual o desenvolvimento não está configurado como um processo puramente mecânico, mas teológica.
Assim, a evolução da pré-vida (mundo inorgânico) de vida ("biosfera") tende para a produção do mundo e do pensamento humano ("noosfera") como o seu ponto culminante. Mas o homem não é o ponto final. O universo do homem e da história tendem a um "ponto ômega": o Cristo cósmico, ponto de ligação de toda a humanidade ("cristosfera"). Entre as visões pessimistas que foram levantadas sobre seu século, a obra de Teilhard compromisso de esperança e alegria de ser homem."


Principais Obras de TEILHARD DE CHARDIN
• Cartas a Léontine Zanta
• Cartas de Viagem
• Cartas do Egipto
• Ciência e Cristo
• O Fenómeno Humano
• Hino do Universo
• Lugar do Homem no Universo
• O Meio Divino
• A Minha Fé
• Reflexões e Orações no Espaço-Tempo
• Sobre a Felicidade / Sobre o Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário