Translate

quarta-feira, julho 25, 2012

Pensamento Humano uma Dinâmica


Questionar a existência sem o uso do pensamento racional é tributar a negação da própria espécie humana.
A não existência do pensamento é fundamentalmente a inexistência da aprendizagem e toda construção do conhecimento humano.
O fundamental no processo da construção do pensamento, é em sim a atividade da articulação do seu pensar que lhe confere condições de transcender tudo e movimentasse no mundo inteirado e integrado com realidade humana.
O pensamento é uma dinâmica mental qual consente aos seres humanos ler a existência em seu redor e com isso compreender o modo concretizado de sua realidade existencial. O pensamento é considerado como a mais interna expressão da manifestação do ser humano.
Pois são através dos sons, imagens, símbolos, e idéias que se revela a realidade do desejo humano. Etimologicamente, pensar constitui analisar a importância de algum fato. Num sentido vasto, dizemos que o pensamento tem a aptidão de avaliar a realidade que fazemos parte. Essencialmente o homem foi projetado para pensar.
"Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma e que ignora muitas coisas, que ama ou que odeia que quer e não quer, que também imagina e que sente" Renê Descartes.
O pensamento completa a distinção humana é o seu modo de pensar que o define existencialmente. Pode pensar grande ou a pequeno. A sua dignidade perante si mesmo decorre do modo como pensa sobre si mesmo. É só que ponderará o real e se aplicará para desvendá-lo, na tentativa de vislumbrar toda sua riqueza e inclusão humana dentro da existencial. Pensar assim é interagir com a realidade e desejar vigorosamente a compreensão da vida pela articulação da reflexão do pensamento vivo e ativo. O pensamento pequeno, obscuro ignora o sentido da investigação e do conhecimento. Tal postura de pensar converte-se em pobreza presa de sua condição histórica. Por meio da atividade pensante, ele descobre e vive à liberdade de si mesmo. Copyright educação . Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário