Translate

quarta-feira, agosto 15, 2012

Maquiavel-Resenha Critica

“O PRÍNCIPE”

Nicolau Maquiavel, considerado o fundador do pensamento e da ciência política moderna escritor, historiador e consultor político nasceu em Florença em 1469, e faleceu em 1527. Foi secretário de chancelaria de Florença e desempenhou várias missões diplomáticas. Tornou-se conhecido por fazer a apologia que um governante poderia ser cruel e fraudulento para obter e manter a superioridade sobre outros.
Com a vitória dos Médicis, em 1512, teve de abandonar suas funções. Em 1513 começou a escrever sua obra “O PRINCIPE”, e a dedicou ao Magnífico Lourenço de Médici. Sendo um dos admiradores mais famosos Napoleão Bonaparte, que tinha o livro "o Principe" como de cabeceira.
Considerada como a literatura mais discutida e lida de todos os tempos. Escrito na Itália numa época em que a nação encontrava-se completamente fragmentada, dominada pela influência dos Estados e dos exércitos estrangeiros, marcada por conflitos. O objetivo de Maquiavel foi aconselhar a conquista do poder, como manter o monopólio, aumentar e não perder o poder, objetivando sempre o Estado, a conquista do império, pois para ele, os fins justificam os meios. Sua base Argumentativa é a de que única forma cabal de se conseguir a sustentação do poder sobre uma nação conquistada é destruí-la completamente, tratando-se sempre de seus sistemas políticos, para que não restem nela indivíduos com suficiente força para questionarem o poder recém conquistado.
Segundo os ensinamentos de Maquiavel, os que almejavam ao cargo de príncipe deveriam estar munidos de astúcia, além de muito preparo intelectual para saber enfrentar os desafios que sobrevém de tal conquista. Maquiavel nos ensinou e ensina a compreender atitudes e modos de governo, e enxergar as manobras feitas pelos governantes que muitas não percebemos, mas que ja era conhecida por ele no século XVI.
Relata ainda que segundo seus estudos quando um principado é tomado por um aspirante a príncipe virtuoso, este tem uma grande desafio para conquista-lo mas uma relativa facilidade em mantê-lo, pois segundo Maquiavel o seu maior desafio será o de introduzir as novas disposições e sistemas de governo sobre o qual se fundamentará o novo Estado. Isso se dá por que encontrará fortes inimigos nos beneficiados pelo antigo sistema e aliados muito fracos para apoiá-lo, haja vista que apenas agora começam a estabelecer certo poder em relação dos benefícios recentemente proporcionados...





Nenhum comentário:

Postar um comentário