Translate

sexta-feira, outubro 07, 2011

Valores De Crescimento .




O homem é um ser incompleto e que para viver carece do auxílio de outras pessoas.
Também precisa prover-se de outras necessidades básicas.
Não nascemos prontos e na medida em que nos desenvolvemos somos desafiados a uma aprendizagem continua e transformadora.
Olhar o mundo e a nós mesmos sob uma nova expectativa , faaz-nos enxergar não poucos os desafios que nos obrigam ao amadurecimento e transformação.
A insatisfação com nossa condição humana projetam-nos a mudança e ao crescimento pessoal levando-nos a uma autoconstrução gradual, aos poucos. Pois grande é provocação humana não se contentar com os acontecimentos tal como estão.
Como somos seres em pleno ato de evolução necessitamos de muitas coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós.
Ao fazer isso, fundamos valores que nos auxiliarão.

Para compreender melhor os valores, vamos elencá-los em Tres condições:


- Valores Estéticos.
- Valores Morais.
- Valores Religiosos.


OS VALORES ESTÉTICOS

Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou da gravata com o terno, ou do sapato com a bolsa estamos atribuindo valores estéticos.
É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de exprimir seus valores estéticos. A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia. Cada forma de arte é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto pelo estético.

Estética é um valor de auxílio ao crescimento humano.

OS VALORES MORAIS

Os valores morais aludem-se às relações inter pessoais em sociedade. São padrões de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a Honestidade e a justiça.
Os valores morais são imprescindíveis à convivênvialidade humana.
Constatamos: ser muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.

O Valor moral em si possibilita uma ordem pessoal de transformação humanana.

OS VALORES RELIGIOSOS

O valor religioso faz referência as relações do ser humano com Deus.
Deus é o Que mais de supremo. É Fonte de tudo o que é Bom, Belo, Verdadeiro, Perfeito, Invariável e Justo. Por isso, o homem precisa Dele e dos valores religiosos para sua orintação espiritual.
A fé, a esperança e o amor(amor ágape} entram nesse contexto.

Como seres em transformação esses valores, são somatizadores para que nossa dimensão humana encaminhe-se a uma autoconstrução gradual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário