Translate

sábado, novembro 05, 2011

Sou uma Coisa que Pensa.


O Pensamento é Uma dinâmica mental qual consente aos seres humanos ler a existência em seu redor e com isso compreender o modo concretizado de sua realidade existencial.
O pensamento é considerado como a mais interna expressão da manifestação do ser humano.
Pois são através dos sons, imagens, símbolos, e ideias que se revela a realidade do desejo humano.
Imaginar a existência sem o pensamento é tributar a negação da própria espécie humana. A não existência do pensamento é fundamentalmente a inexistência da aprendizagem e toda construção do conhecimento humano.
O fundamental no processo da construção do pensamento é em si, a atividade da articulação do ato de pensar, que confere condições de transcender de tudo que nos limita. Pensar é um movimento de inteiração e integração com realidade. Etimologicamente, pensar constitui analisar a importância de algum fato. Num sentido vasto, dizemos que o pensamento tem a aptidão de avaliar a realidade que fazemos parte. No ato de pensar há também o criar conceitos e não somente repeti-los, de modo pensando diferente do comum e habitual. Essencialmente o homem foi projetado para pensar.
"Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma e que ignora muitas coisas, que ama ou que odeia que quer e não quer que também imagina e que sente" Renê Descartes.
O pensamento completa a distinção humana, é o seu modo de pensar que o define existencialmente. Pode pensar grande ou a pequeno. A sua dignidade perante si mesmo decorre do modo como pensa sobre si mesmo. É Pensando que se pode ponderar o real e até duvidar dele e se aplicar para compreendê-lo.
Pensar assim é interagir com a realidade e desejar vigorosamente a compreensão da vida pela articulação da reflexão do pensamento vivo e ativo. Nesse contexto, o Pensar crítico e inconformado revela a liberdade da ação pensante.

Pensar é Patrimônio humano. Pensar é Ser no mundo e não ser mais um na existência. O pensamento pequeno, ou se sujeitar a não desenvolver o pensar livre, critica criativo, é ficar no obscurantismo. Ignorar o sentido da investigação, da crítica e da liberdade de pensar não gera o prazer do conhecimento. A ação de pensar com liberdade, do pensar crítico é investigado converte-se em riqueza singular humana. Não Articular o pensar livre, crítico e investigador torna o ser humano presa de sua condição histórica. Por meio da atividade pensante, ele descobre e vive à liberdade de si mesmo. Copyright educação. André Assis.Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário