Translate

sexta-feira, abril 14, 2017

PENSAMENTO CRÍTICO O QUE É? (o presente texto nasce de uma conversa com um amigo jornalista, que me pediu para falar de pensamento crítico numa perspectiva filosófica).


O pensamento crítico é a competência de questionar e analisar de modo autônomo reflexivo qualquer assunto. É racional com os exames, sempre propositado sobre o que, ou em que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, a uma informação, julga as expressões verbais, julga as expressões escritas, ou argumentativas conceituais. O pensamento crítico é inconformado com o pensamento arbitrário Chamado também por outros, de senso crítico. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, significando “a capacidade de fazer julgamentos e emitir seu parecer”.
O Pensamento crítico requer alguns procedimentos:
Não se baseia em opiniões, imaginação, crenças ou no ouvi dizer, me falaram, me contaram, ou fiquei sabendo. Não se fundamenta em emoções, em sensacionalismo. Confronta , analisa , investiga, duvida, põe em prova os fatos analisados e questiona o modo como se constrói uma informação e o modo como se transmite qualquer suposto conhecimento. Quem usa pensamento crítico fica chato, intragável ou é considerado como inteligente ou cético inveterado. Não se permite fácil ao convencimento ante qualquer argumento. Não se conforma, com pensamentos prontos e acabados sem que ele mesmo não ponha a prova o pensamento imposto.
Prioriza encontrar meios funcionais de resolução para analisar, julgar, e emitir o parecer do que foi examinado. Ordena os precedentes e enunciados na investigação e resolução de qualquer que seja a questão a ser pensada. Interpreta pela lógica os dados transmitidos, avalia as evidencias e pondera as formas dos argumentos.
Julga, avalia o uso da linguagem e os mecanismos constituintes da forma de se pensar, escrever, ou de comunicar-se.
Reconhece a existência, ou não existência de relação lógica entre as proposições;
Desconstrói padrões ou crenças baseados em fatos imprecisos, parciais tendenciosos com relevâncias particulares.
Examina cuidadosamente as conclusões e generalizações às quais chegou.
O pensamento crítico é uma ação persistente no empenho de examinar qualquer conceito, noticia, informação, crença ou suposta forma de conhecimento sob a luz de evidências racionais conclusivas que as suportam. As conclusões as quais o pensador crítico produz acena para uma precisão, com clareza, discernimento e confiabilidade. Ele se torna raro e fica temido.
O critério de definir o que é pensamento crítico ou senso crítico tem recebido, com o passar dos tempos, várias definições. Vejamos algumas delas:
"Processo intelectual de conceituação ativa, aplicação, análise, síntese, e/ou avaliação de informações reunidas por observações, experiências, reflexões, raciocínios ou comunicações, como condição para crenças e ações; processo de decisão, juízo autorregulatório, que usa considerações de juízo para evidências e contextos, observações dos conceitos, das ações os métodos e critérios.
O pensamento crítico inclui observação, interpretação, análise, inferência, avaliação, explicação argumentativa e evidências através de observação.
Critérios de relevância para julgar, procedimentos para formar juízos, a capacidade teórica aplicável para entender os problemas e as questões presentes de acordo com o cada contexto". O pensamento crítico emprega não apenas lógica, mas vasto critério intelectual, como clareza, precisão, prontidão, relevância, profundidade, amplitude, significância e coerência. Contudo, o pensamento crítico não tem como finalidade transmitir uma visão pessimista do contexto nem apresentar uma tendência a achar imperfeições e erros em tudo. Sua proposta não é modificar a mentalidade dos indivíduos e sim,fazer ver com um olhar não costumeiro do que é o óbvio. Seu propósito é impedir a padronização e a passividade no modo de pensar e de avaliar os fatos.
Por isso duvidar das origens das notícias, questionar informações, confrontar fatos, ajuizar argumentos, examinar conceitos prontos, ponderar ideias e até usar um grau de ceticismo; em si são condições do pensamento crítico. Daí a necessidade da utilização do pensamento  critico. Ainda mais com noticias procedentes muitas vezes da mídia, por elas quase sempre podem desvirtuar o real. O princípio máximo deste pensamento é questionar o que lê ou escuta e tentar chegar o mais próximo possível das informações objetivas, e com exatidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário