Translate

sábado, fevereiro 08, 2014

“O aspecto do discurso sobre o eu” Em Wittgenstein


O limite de minha linguagem significa o limite de meu mundo, ou seja, eu sou o meu mundo. Esse eu sou eu, quanto sujeito metafísico, que não está no mundo, mas que é o limite do mundo. Sou o eu como sujeito transcendente e que se manifesta no mundo. O mundo só é enquanto mundo de um sujeito. O eu como limite do mundo não pode ser representado pela linguagem, pois está fora do mundo. A linguagem não pode figurá-lo. Entretanto, mesmo que não possa ser apresentado pela linguagem, isso não quer dizer que ele não exista. A linguagem não pode conceber aquilo que é sua condição, pois teria de sair da própria linguagem. A partir desse conceito podemos fazer uma relação com a ideia de sujeito. O sujeito não pode estar no mundo, porque é condição de possibilidade da linguagem, por isso Wittgenstein dirá que ele o (eu) é o limite. O mundo só é para o sujeito que o representa. Por isso, o eu entra na filosofia através da ideia de que o mundo é meu mundo. Wittgenstein se utiliza da metáfora do olho e do campo visual. “Você diz que tudo se passa aqui como no caso do olho e do campo visual. Mas o olho você realmente não vê. E nada no campo visual permite concluir que é visto a partir de um olho” Assim, o eu se apresenta nas figurações. São as figurações da linguagem que delimita a totalidade do meu mundo. O meu mundo delimita assim a linguagem. No meu eu falo apenas é algo que não se pode dizer, mas que se mostra. Que o mundo seja meu mundo é o que se mostra nisso: os limites da linguagem a linguagem que, só ela, eu entendo significam os limites de meu mundo. O fato de o mundo ser sempre meu mundo é a minha compreensão para entender o eu, que não pode ser dito pela linguagem, mas mostra-se nela. Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. O mundo é sempre meu mundo, aquele que eu represento. A linguagem que ele representa só eu entendo e significa o limite de meu mundo. Para além daquilo que não posso significar como mundo, já, não há mais mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário