Translate

sexta-feira, agosto 26, 2011

Teoria do Ethos Humano


A expressão ética tem sua origem na palavra grega ήθος ethos. Significando local onde se habita, lugar de morada. Aristóteles foi o primeiro a fazer uso do termo, no sentido de que ethos é o espaço de ação humana, com hábitos, costumes e suas instituições.”O ethos se refere á organização de um povo ou de toda uma sociedade”. O sentido da palavra ética é muito mais que conjunto de regras morais. Até porque ética e moral se diferem. O Ethos em seu sentido mas primitivo do termo tem haver com a própria estrutura do ser humano; por que ele é um ser criado para viver em comunidade com seus pares e sua natureza é gregária, condicionado ao conjunto. Isto é o homem é um ser social para a relação recíproca com seus pares. Então Ethos é convivialidade, e não a lei da sobrevivência individual. Ethos é harmonia, ao invés de competitividade individual ou coletiva. Ethos é tornar a condição de vida favorável para que todos possam conviver e desenvolver-se no mesmo espaço, com direitos iguais à todos. No ethos as relações humanas são orientadas para um bem comum.
O ethos cria condições e tendências colaborativas para que as relações sejam fraternas possibilitando um conviver favorável entre todos ...
Isto não quer dizer que no ethos não estejam implicadas ausências das diferenças e conflitos, que conduzem as tenções. Mas nos meandros do ethos, vigora a consciência do equilíbrio que é evocado em meio às diferenças e confrontos. O princípio do ethos possibilita transpor limites e superar barreiras quais vão além dos conflitos e competitividades em nome dos valores da convivialidade.
A respeitabilidade dos limites do outro e o reconhecimento das diferenças de cada um faz toda a diferença no ethos e isso é ética. Para o cristianismo, o Cristo lançou a base do ethos no sermão da montanha.
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vos também a eles essa é alei e os profetas”. Mt 7,12.
No ethos está a radicalidade de princípios que favorecem a qualidade da vivencia coletiva. Ethos é união, e respeito, é compreender, é somar valores, é consideração às diferenças, é solidariedade, é aceitar e acolher o outro que é diferente. Isso tudo possibilita um ambiente mais repleto de qualidade de vida e do prazer nas relações interpessoais. Tornando o nosso local de convivência, (seja em família, seja no local trabalho, seja nas organizações publicas e etc...) mais favorável mais nobre e mais dentro da própria ética de vivencia e do equelibrio. Assim poderemos tornar o mundo um pouco melhor para ser vivido. Mundo este qual é nossa grande casa comum, ou seja, o nosso ethos humano.


Copyright educação . Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário